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sábado, 10 de agosto de 2013

"X" Games


                                * Como funcionam os X Games. (parte-1)

Houve uma época em que futebol,basquete e handebol eram os esportes preferidos dos jovens. Mas os adolescentes de hoje cresceram assistindo MTV e navegando naInternet, e nem sempre têm a paciência de sentar durante os intervalos dos jogos ou esperar o 2º tempo.  Eles querem ação. Eles querem velocidade. Eles querem esportes radicais.

No começo dos anos 1990, as pessoas nascidas entre 1960 e 1980 (conhecidos como Geração X e Y) começaram a se desligar dos esportes tradicionais e voltaram sua atenção para as pistas de skate e de esqui, onde rebeldes como Tony Hawk e Shaun Palmer estavam levando os esportes ao limite. No canal a cabo esportivo ESPN, um executivo chamado Ron Semiao reparou nessa mudança. Em 1993, ele previu um novo evento de esporte televisionado – um tipo de Olimpíada da velocidade. Ele teria esportes radicais como patins, skate e street luge. Atletas teriam que pular, sacudir e girar, tentando superar uns aos outros com truques mais rápidos e chocantes. 
Em 24 de junho de 1995, o primeiro Extreme Games (o nome mudou para X Games no ano seguinte) entrou em ação com 200 mil espectadores em Middletown, no estado americano de Rhode Island. O festival de quatro dias teve 27 eventos em nove categorias, incluindo bungee jumping, eco-challenge, mountain biking e sky surfing. No começo, nem todo mundo levou a idéia a sério. Um colunista do jornal USA Today escreveu: “se você prender seu melhor amigo pelo capuz em um Ford Falcon, dirigi-lo sobre um penhasco, fizer malabarismo com três bebês e uma serra elétrica na descida e aterrissar seguramente enquanto faz uma parada de mão, eles iriam filmar, mostrar para todos e chamar isso de um novo esporte.” [fonte: Pickert].


No entanto, foi Semiao quem riu por último. Os X Games foram rapidamente para o mainstream, gerando interesse de patrocinadores multimilionários como Mountain Dew, Saturn e Taco Bell. O evento de esportes radicais se tornou tão popular que a ESPN lançou os X Games de Inverno em 1997, incluindo esportes como snowboarding e snowmobiling. Até 2002, os X Games atraíram uma audiência televisiva de quase 63 milhões de pessoas. [fonte: ESPN].

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