Ads 468x60px

Pages

X GAME NORWAY 2020

Agenda SamoreSportes

Sport Science - Lebron James

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Conhecendo o NETBALL


Netball é um esporte muito popular nos países da Commowealth, praticado principalmente por mulheres. É jogado entre 2 equipes de 7 jogadores cada.

O primeiro Campeonato Mundial de Netball foi realizado em Eastbourne, Inglaterra em 1963.

O objetivo principal é encestar uma bola grande num arco colocado a 3 metros do solo em cada um dos extremos do campo. Tem regras parecidas com as do Basquetebol, contudo com diferenças que transformam a dinâmica do jogo, diferenciando-os entre si. Por exemplo: Os jogadores não podem dar um passo enquanto seguram a bola, mas podem girar sobre um pé (pivô) antes de passarem a bola a outro jogador.
Apenas dois jogadores de cada time podem fazer gols, as das posições GS e GA: pivô e atacante de gol respectivamente.




A quadra de  tem as dimensões de uma quadra de handebol.

Diferentemente de suas origens - o handebol e o basquete - no Netball, o drible é proibido e as jogadoras não podem quicar nem correr com a bola. Quando alguém recebe a bola, seu primeiro pé ao tocar o solo é chamado de “grounded foot”. Enquanto o jogador é permitido tirar esse pé do chão de novo, ela deve passar segundos com cada jogadora e não pode ser lançada através de um terço inteiro sem ser tocada. Ou seja, da defesa para o ataque a bola tem que passar por pelo menos um toque no centro, não sendo permitido assim os longos lançamentos, o que evita a feia prática do que seriam os “chutões” do Netball.

As infrações dessas e outras tantas regras, resultam em penalidades para a equipe. Que pode variar desde a reversão da posse de bola e a colocação da defensora atrás da linha do atacante (o que o impede de defender) até, em casos mais graves, a expulsão de quadra. O jogo é contínuo e é dividido em quatro quartos de 15 minutos. O relógio só é parado quando há contusões e as substituições só podem ser feitas durante o intervalo ou em caso de contusão.

O Netball é um esporte desconhecido no Brasil, porém de muito sucesso na Oceania e em alguns países da Europa e África.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Você sabe respirar corretamente enquanto corre?

Respiração correta melhora o seu desempenho.

A corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.

Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos o nariz filtra e aquece o ar que vai chegar aos pulmões. 

Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.
Inspire, expire! Seu corpo revela se você está respirando direito 

1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático. 

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio. 

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.
Fonte: Por minha vida- publicado em 11/07/2008.