Quatro dicas para manter a saúde do seu cérebro.
Em entrevista ao portal de notícias Yahoo, o neurologista Dr. Leandro Teles, da Universidade de São Paulo (USP), explicou que “o funcionamento cerebral não é linear e, como todo sistema complexo, ele é sujeito a falhas e a imperfeições”. Segundo ele, cada pessoa deve identificar o que pode estar afetando seu desempenho para cuidar da saúde mental. Abaixo, você confere quatro fatores que podem afetar a eficiência de seu cérebro.
Ansiedade: A ansiedade é inimiga da saúde mental. Por isso, procure controlá-la. Os ansiosos são frequentemente desatentos e cometem lapsos, pois estão projetando sua mente para o futuro e não estão focados no presente. O ideal é combater a ansiedade com medidas comportamentais.
Rotina: A rotina coloca o cérebro no piloto automático e, sem perceber, deixamos de pensar, perdendo uma chance de exercitar os neurônios. Trabalhos repetitivos, relações interpessoais que caíram na mesmice, falta de projetos, planos, metas, tudo isso leva a uma preguiça cognitiva. Por isso, é importante sempre buscar coisas novas para estimular o cérebro.
Sobrecarga mental: O cérebro tem uma capacidade limitada de lidar com afazeres simultâneos e, se ultrapassarmos essa capacidade, teremos consequências: esquecimentos, desatenção e baixa no rendimento. Portanto, faça cada coisa no seu tempo. Exercite sua capacidade de ter foco nas tarefas.
Falta de sono: Dormir faz bem para a saúde do cérebro. Durante o sono o cérebro consolida as memórias do dia que passou, organiza o pensamento e exercita a criatividade. Além disso, prepara o cérebro para as atividades do dia seguinte.Por isso,quando dormimos mal o rendimento cai logo no dia seguinte, ocorrendo o declínio franco da concentração, da memória e alterações intensas do humor. Além destes fatores, a ginástica cerebral é também uma forma de cuidar de sua saúde mental.
O Método Supera, primeiro curso de ginástica cerebral do Brasil, possui ferramentas pedagógicas para estimular o cérebro, potencializando suas capacidades de se concentrar, memorizar, raciocinar e aprender. A ginástica cerebral promove o desenvolvimento de inteligências e habilidades.
Com a ginástica cerebral, o cérebro realiza novas conexões neurais, ampliando suas capacidades cognitivas. Praticar exercícios para o cérebro é uma forma importante de cuidar de sua saúde mental
Autoria: * Leticia Maciel – Jornalista Franquia Supera - MTB: 24935 RJ